Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

30 Curiosidades sobre Nova York



1-Nova York foi fundanda por colonos holandeses com o nome de Nova Amsterdã. Só recebeu o atual nome após ter sido conquistada pelos ingleses em 1664. O York veio do nobre inglês James Francis Edward Stuar, Duque de York.

2-A primeira sinagoga dos Estados Unidos foi fundada em Nova York. O curioso é que ela foi erguida por judeus oriundos da cidade de Recife, Estado de Pernambuco.

3-A cidade de Nova York faz parte do Estado de Nova York, mas, ao contrário do que muitos imaginam, não é a sua capital. A capital do Estado de Nova York é a cidade de Albany.

4-Nova York é a terceira maior cidade das Américas em população, perdendo apenas para a Cidade do México e São Paulo.

5-A cidade possui cinco distritos: Brooklyn, Bronx, Staten Island, Queens e Manhattan. O principal centro financeiro e cultural da cidade é Manhattan. É lá que estão Times Square, Central Park, Empire State Building, Wall Street e Broadway, além do famoso Marco Zero – ponto onde fivava o complexo de torres gêmeas World Trade Center.

6-Manhattan possui um dos três maiores aglomerados de edifícios do mundo. Os outros dois são Hong Kong e São Paulo.

7-Times Square é, na verdade, uma encruzilhada entre a Rua 42, a Broadway e a Sétima Avenida. Ela é endereço da Nasdaq, uma das maios conhecidas bolsas de valores do mundo.

8-A Broadway é o distrito dos teatros da ilha de Manhattan. São, ao todo, 39 casas de espetáculos com mais ou menos 500 lugares. Entre as peças que já fizeram sucesso na Broadway estão Evita, Miss Saigon, Moulin Rouge, O Fantasma da Ópera, Cats, O Rei Leão, Cabaret, Os Miseráveis, Chicago, Rent e A Bela e a Fera.

9-Wall Street é o coração financeiro de Nova York (e dos Estados Unidos, por que não?), endereço da Bolsa de Valores. O jornal Wall Street Journal recebeu esse nome em referência à rua.

10-O nome oficial da Estátua da Liberdade é A Liberdade Iluminando o Mundo. Ela foi um presente da França em homenagem aos 100 anos da Independência dos Estados Unidos. Foi projetada pelo escultor francês Fréderic Bartholdi. Um detalhe: entre os assistentes de Bartholdi estava o engenheiro francês Auguste Eiffel.

11-Considerado o pulmão da cidade, o Central Park foi inaugurado há mais de 150 anos. É endereço do zoológico de Nova York.

12-Localizado na 5a avenida, o Empire State Building, com seus 102 andares foi, durante muito tempo o maior arranha-céu do mundo. O nome veio do apelido de Nova York: Empire State.

13-O bairro de Chinatown possui uma das maiores colônias de chineses fora da China. Acredita-se que vivam 400.000 chineses na cidade.

14-O Rockfeller Center é um complexo comercial formado por 19 edifícios no centro de Manhattan construído pela tradicional família Rockfeller.

Inaugurado em 1932, o Radio City Music Hall é um teatro para 5.000 pessoas localizado no complexo do Rockfeller Center.

15-O Carnegie Hall é uma casa de espetáculos ainda mais antiga que o Radio City. Foi inaugurada em 1890 e possui algo em torno de 2.000 lugares.

16-Brooklyn Bridge é a ponte que liga Manhattan à região do Brooklyn. Tem quase 500 metros de extensão e foi construída em 1883, sendo a primeira ponte de aço do mundo. De lá, pode-se ter uma vista interessante das obras no Marco Zero, onde ficavam as torres do World Trade Center.

17-A Catedral de Saint Patrick (St. Patrick’s Cathedral) é a maior catedral católica dos Estados Unidos, um dos principais pontos de atração turística da cidade e cenário de inúmeros filmes. Os novaiorquinos gostam de assistir as suas missas com cantos gregorianos.

18-Grand Central Terminal é a famosa estação foi construída em 1913 e é até hoje um dos mais mais conhecidos cenários da cidade. Quem já não assistiu a um filme com cenas feitas na Grand Central? Pois ela possui cafés, restaurantes e quase 50 lojas – algumas imperdíveis. Uma curiosidade: Grand Central não é exatamente o nome da estação, mas de uma agência do correio próxima.

19-Compras, compras, compras!! Nova York é o paraíso das compras. As lojas de departamentos mais procuradas pelos locais e pelos turistas são Macy’s, Saks Fifth Avenue, Conway, Bloomingdale’s, Barneys e Toy’R’Us.

20-Nova York é a cidade mais cosmopolita do mundo. É possível encontrar gente do mundo inteiro vivendo na cidade. Os principais grupos étnicos são: ingleses, porto-riquenhos, dominicanos, mexicanos, italianos, irlandeses, chineses, russos, poloneses, filipinos, coreanos e, claro, brasileiros. Isso sem contar os judeus e os negros. Aliás…

21-Você sabia que 36% da população nasceu fora da cidade e que são falados nada mais, nada menos que 170 idiomas em Nova York? É gente do mundo todo mesmo!

22-Quer ter uma idéia da diversidade cultural de Nova York? Tome um táxi e, caso “arranhe” o inglês, pergunte a nacionalidade do taxista. Ele provavelmente será paquistanês, ou indiano, ou polônes, ou cubano… Eles vem de mais de 100 países. Os famosos táxis amarelinhos de Nova York adotaram essa cor no início da década de 1970.

23-Comemorado em 17 de Março, o Dia de São Patrício é feriado na cidade. São Patrício é um dos santos padroeiros da Irlanda.

24-Nova York é sede de duas das mais importantes universidades do mundo: a Universidade de Nova York e a Universidade Colúmbia.

25-A cidade é separada de Nova Jersey pelo rio Hudson. O interessante é que Nova Jersey não faz parte do Estado de Nova York, mas do Nova Jersey.

26-O metrô novaiorquino é um dos mais antigos do mundo. Inaugurado em 1904, ele é até hoje um dos cenários preferidos dos cineastas que rodam na cidade. Entre 1970 e 1975, o metrô foi cenário de 36 filmes. São tantas produções que hoje existe uma estação abandona na linha 6 que é usada só para filmagens.

27-Nova York é uma das cidades mais seguras dos Estados Unidos. A taxa de criminalidade é a menor entre as cidades com mais de 1 milhão de habitantes e a quarta menor entre as com mais de 500.000 habitantes.

28-Se a cidade de Nova York fosse um país, seria o 16º mais rico do mundo.

29-Os esportes mais populares na cidade são o hóquei sobre o gelo, o basquete, o beisebol e o futebol americano. A cidade é sede de equipes como New York Giants (futebol americano), New York Rangers (hóquei) e New York Knicks (basquete).

30-Nova York é uma das cidades que mais receben turistas no mundo todo. As projeções são de que, no ano de 2012, ela receba 50 milhões de turistas.

Até o próximo post!
XoXo



1

1 comentários:

Diário Fashonn disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário